Alexandre Gontijo: "Capacitação tira pessoas da inércia"
Presidente e Assessor Jurídico do IEVA, Francisco Carrera, falaram sobre programas e iniciativas do instituto ao programa CJC+Entrevista
 
2803 site

Rio de Janeiro, março de 2017 - Capacitar pessoas para que construam suas próprias casas tira moradores da dependência de iniciativas do poder público. A afirmação do presidente do IEVA (Instituto Eventos Ambientais), Alexandre Gontijo, foi feita ao programa CJC+Entrevista, no qual esteve junto com o assessor jurídico da entidade, Francisco Carrera.

Leia mais

Fabi Alvim é exemplo de sustentabilidade
Bicampeã olímpica revela ao IEVA a sua rotina totalmente adaptada a hábitos sustentáveis

IEVA Fabi Alvim revela pratica sustentabilidade Rio de Janeiro, outubro de 2016 - A bicampeã olímpica Fabi Alvim revelou ao IEVA que tem uma rotina com hábitos totalmente sustentáveis. Atualmente atleta do Rexona-Sesc, a líbero que se consagrou pela seleção feminina de vôlei afirma que atitudes como separar o lixo e como descartar itens como óleo de cozinha e pilhas alcalinas são o começo de um mundo melhor.

Leia mais
Curta, Praia encerra temporada no dia 18 com show do ator Mouhamed Harfouch
Globeleza vai participar da aula de Zumba, uma das atividades de bem-estar do projeto. Cadeiras anfíbias estarão disponíveis para facilitar o acesso de deficientes ao mar
 
IEVA CURTA PRAIA COPACABANA

Rio de Janeiro, fevereiro de 2017 - A quarta temporada do Curta, Praia chega ao fim no próximo sábado com um dia repleto de atividades esportivas e de qualidade de vida gratuitas no Quiosque da Globo, em Copacabana. O projeto – iniciativa da emissora com patrocínio da Oi – coloca à disposição cadeiras anfíbias que facilitam o acesso ao mar para pessoas com necessidades especiais. Os interessados em passar pela experiência contam com caminho acessível até a areia, espaço destinado às cadeiras de rodas e assistência de um grupo de fisioterapeutas.


A programação começa às 9h, com prática de yoga e, na sequência, com futebol, futevôlei, treino funcional, alongamento, Zumba – com a participação de Érika Moura, a Globeleza – e aula máster com a Confederação Brasileira de Voleibol.

Leia mais

IEVA mostra a história do Rio de Janeiro
Iniciativa “Conhecendo o Centro do Rio a Pé” leva estudantes, militares e público em geral ao berço da cidade

Conhecendo centro rio a pe ieva Rio de Janeiro, outubro de 2016 - O IEVA (Instituto Eventos Ambientais) promove a iniciativa “Conhecendo o Centro do Rio a pé” no domingo, 9 de outubro, um passeio pelo coração do Centro histórico do Rio de Janeiro. A concentração para a caminhada está marcada para as 9h em frente ao campus da Universidade Cândido Mendes (UCAM) na Rua da Assembleia, nº 10. Já a saída será às 9h15.

Leia mais
Sustentabilidade traz 1 real de retorno para 3 investidos
SROI (Social Return of Investment) atribui valor monetário a feitos de natureza não comercial
 
IEVA SELO IEVA DIVULGACAO

Rio de Janeiro, fevereiro de 2017 - A sustentabilidade em eventos pode gerar até 3 reais de retorno para cada real investido. A base deste cálculo é o SROI (Social Return of Investment, ou Retorno Social do Investimento, em português), instrumento que afere o retorno socioambiental de valores investidos em eventos por meio da mobilização de patrocinadores, investidores, colaboradores e apoiadores em ações específicas.

"Estas iniciativas envolvem ações com as comunidades locais, as religando com o mercado de trabalho através de ações socioambientais ligadas à economia criativa e solidária, com foco na geração de trabalho e renda", explica Alexandre Gontijo, presidente do IEVA (Instituto Eventos Ambientais).

Leia mais

"Garantir água é garantir qualidade de vida", afirma WWF
Segundo representante da entidade internacional, participação da sociedade é essencial para políticas sobre o tema

Angelo Jose Rodrigues WWF BRASIL IEVA
 Rio de Janeiro, outubro de 2016 - A governança dos recursos hídricos deve ser um tema central na sociedade brasileira. Segundo Angelo José Rodrigues, da WWF-Brasil, a iniciativa individual de cobrar políticas sérias para a gestão da água é um passo essencial para a melhoria das condições sobre o tema no país atualmente.

Leia mais
Curta, Praia leva atividades esportivas e de qualidade de vida a Niterói no dia 4
Projeto da Globo vai disponibilizar cadeiras anfíbias que facilitam o mergulho de pessoas com necessidades especiais, além de promover aulas de yoga, treino funcional e show com o Trio Catiara
 
IEVA CURTA PRAIA ICARAI

Rio de Janeiro, fevereiro de 2017 - A praia de Icaraí, em Niterói, é a próxima parada do Curta, Praia, no sábado, dia 4, a partir das 9h. Entre as atrações, o projeto da Globo coloca à disposição cadeiras anfíbias que facilitam o acesso e o mergulho ao mar para pessoas com necessidades especiais. Os interessados em passar pela experiência contam com caminho acessível até a areia, espaço destinado às cadeiras de rodas e assistência de um grupo de fisioterapeutas.

Leia mais

Trasforma-Ação leva Mata Atlântica a Copacabana
Evento realizado pelo IEVA (Instituto Eventos Ambientais) enche de flores o Quiosque da Globo, em Copacabana

Transforma Ação Flores da Primavera
 Rio de Janeiro, setembro de 2016 - A primavera chegou no Rio de Janeiro - e hora de nos transformarmos! O Transforma-Ação: Flores da Mata Atlântica será um dia de atividades socioambientais realizadas no Quiosque da Globo, na Praia de Copacabana, onde todos poderão compartilhar conhecimento com biólogos, agentes ambientais e artesãos que trabalham com reciclagem.

Leia mais
Curta, Praia chega a Mangaratiba no próximo dia 21
Projeto de verão da Globo terá atividades esportivas, de qualidade de vida e show da cantora Lu Oliveira
 
IEVA CURTA PRAIA

Rio de Janeiro, janeiro de 2017 - A próxima edição do Curta, Praia chega à Praia de Conceição de Jacareí, em Mangaratiba, dia 21 de janeiro. Iniciativa da emissora com patrocínio da Oi, o projeto promove gratuitamente atividades esportivas e de qualidade de vida para toda a família. Encerrando a programação, a cantora Lu Oliveira fará um show com muito samba no repertório.

Leia mais

IEVA distribui 500 mudas da Mata Atlântica
Cedae e Instituto Eventos Ambientais distribuem plantas nativas no Quiosque da Globo, em Copacabana

DSCN5813
Rio de Janeiro, setembro de 2016 - 
O IEVA (Instituto Eventos Ambientais) distribuiu 500 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica durante a Campanha Muda Rio, realizada no Quiosque da Globo, em Copacabana. A data escolhida não foi ao acaso: 21 de setembro, início da Primavera no Hemisfério Sul. Um belo modo de começar a Estação das Flores.

Leia mais
"Sustentabilidade não é gasto, mas investimento", diz Alexandre Gontijo
Em entrevista ao programa Tudo.com, presidente do IEVA fala sobre origens, desafios, presente e futuro do instituto
 
IEVA ALEXANDRE GONTIJO ENTREVISTA TUDO COM

Rio de Janeiro, dezembro de 2016 - Sustentabilidade não é um gasto sem retorno algum, mas sim um investimento que traz economia de recursos no futuro. A afirmação é de Alexandre Gontijo, presidente do Instituto Eventos Ambientais, que falou sobre a importância de ser sustentável e ainda relembrou as origens, analisou o presente e projetou o futuro durante sua participação no programa Tudo.com, da RIT TV.

"Às vezes as pessoas dizem que patrocinar sustentabilidade é um gasto de dinheiro. Mas não, não é um gasto: é um investimento. Sim, existe um investimento inicial que é revertido em economia no futuro", argumenta Gontijo.

Leia mais

Campanha Muda Rio recebe a primavera carioca
Mudas de plantas nativas da Mata Atlântica serão distribuídas na Praia de Copacabana no início da Estação das Flores

tree planting stuffer
Rio de Janeiro, setembro de 2016 - 
O Dia da Árvore é a data escolhida pelo IEVA - Instituto Eventos Ambientais para um de seus projetos mais emblemáticos: a Campanha Muda Rio. O projeto consiste na distribuição de mudas de plantas nativas da Mata Atlântica, que serão posteriormente plantadas em áreas de reflorestamento da Cidade Maravilhosa no mês de dezembro.

Leia mais
Sustentarde propõe mobilização para sair da rotina
Francisco Carrera, mediador do evento, revela que conversas têm como objetivo alertar para problemas cotidianos
 
IEVA INSTITUTO EVENTOS AMBIENTAIS SUSTENTARDE PEDRO CASTILHO

Rio de Janeiro, novembro de 2016 - A Sustentarde com o jurista Francisco Carrera tem como um dos seus objetivos jogar luz sobre temas polêmicos que estejam caindo na rotina. Ao alertar para determinados, a ideia é que se volte a discutí-los para que não sejam relegados ao esquecimento.

Leia mais
Clean Up The World propõe mobilização pela limpeza do mundo
Maior mutirão de limpeza urbana do mundo chega ao 14º ano inaugurando parceria com o IEVA
DSCN5880
 
Rio de Janeiro, setembro de 2016 – A 14ª edição do projeto Clean Up The World no Brasil propõe a melhoria da qualidade de vida na cidade do Rio de Janeiro unindo limpeza urbana ao plantio de árvores na orla. A iniciativa que levará 11 mudas de plantas às praias da Cidade Maravilhosa é fruto da união entre a organização do evento e o IEVA (Instituto Eventos Ambientais), que ainda será responsável pela capacitação e distribuição dos voluntários para o evento, no dia 17 de setembro.
“O IEVA traz consigo uma parceria com a Fundação Parques e Jardins no projeto “Rio: Eu Planto, Eu Cuido”, que vai plantar 11 mudas na orla, visando não apenas a limpeza da cidade como a melhora da qualidade de vida dos cidadãos que vivem suas vidas nesse ambiente”, afirma Alexandre Gontijo, presidente do IEVA.
Além do plantio das mudas, que será supervisionado pela dra Natasha Kede, responsável pelo setor de Arborização da Fundação Parques e Jardins, os voluntários responsáveis pela limpeza das praias de Copacabana, Urca, Ipanema, Leblon, São Conrado, Joatinga, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Macumba, Guaratiba, Sepetiba, Paquetá,  e Ilha do Governador.
Leia mais
Sustentarde reúne especialistas para propor mudanças
Evento feito pelo IEVA visa trazer propostas e enviá-las a representantes do poder público
 
IEVA INSTITUTO EVENTOS AMBIENTAIS FRANCISCO CARRERA SUSTENTARDE

Rio de Janeiro, novembro de 2016 - A Sustentarde reúne o jurista Francisco Carrera a grandes nomes do ambientalismo brasileiros. Em sua primeira edição, que acontece no dia 07 de dezembro às 18h30, a sede do IEVA - Instituto Eventos Ambientais recebe Pedro Castilho, superintendente do IBAMA-RJ.

Leia mais
Transforma-Ação mobiliza Copacabana
Evento realizado pelo IEVA no Quiosque da Globo levou mais de duas mil pessoas à Praia de Copacabana
 
Transforma Ao mobiliza Copacabana (640x480)O toque das 7h da manhã do dia 18 de junho de 2016 deu início a um dia inesquecível na Praia de Copacabana. Começava ali a montagem do Transforma-Ação, evento realizado pelo IEVA (Instituto Eventos Ambientais) em parceria com a Rede Globo - que cedeu o espaço de seu quiosque -, a ESPM Social e a Amigança Produções. O objetivo, mesmo que simples, não era fácil: conscientizar o público sobre a importância da preservação ambiental.
Na área verde foram desenvolvidas as atividades que demandavam maior público. A área foi aberta com a aula de yoga da professora, Lila Shakti, que reuniu adeptos da prática e o público em geral, que também participou dos exercícios. Após a aula, o mobilizador social Marcondes Mesqueu, da cia. Teatro Itinerante, chegou com o Projeto Plasticidade. A ideia do projeto é conscientizar sobre a importância da destinação correta dos sacos plástico para evitar alagamentos. Logo após, foi a vez de o dr. Francisco Carrera, assessor jurídico do IEVA, comandar um cinedebate com o tema “Cidades Sustentáveis”.
Leia mais
Sustentarde traz grandes ambientalistas ao IEVA
Evento promovido pelo IEVA reúne o jurista Francisco Carrera a outros ícones da sustentabilidade
 
13450160 10201705661559780 5311929122334350218 n

Rio de Janeiro, novembro de 2016 - O IEVA - Instituto Eventos Ambientais promove a Sustentarde, evento que reúne o jurista Francisco Carrera aos maiores nomes do ambientalismo brasileiro para discutir temas relacionados à área. A primeira edição, que acontece em 07 de dezembro, tem como convidado Pedro Castilho, superintendente do IBAMA-RJ.

Leia mais
IEVA e Ordem dos Comendadores JK anunciam Medalha do Meio-Ambiente
Homenagem ao empreendedor é anunciada em evento com comendadores da Ordem JK
 
IEVA e Ordem dos Comendadores JK anunciam Medalha do Meio Ambiente (640x480)Na noite de 28 de abril de 2016, o IEVA (Instituto Eventos Ambientais) foi à Mansão dos Comendadores, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, para atestar a sustentabilidade da reunião da Soberana Ordem do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek. Além do trabalho sustentável, a noite também teve o anúncio da parceria entre o IEVA e a Ordem JK, da qual sairá a Medalha do Mérito Empreendedor do Meio Ambiente, uma honraria aos empreendedores que cumprirem metas socioambientais em seus negócios.
Leia mais
IEVA renova certificação do FICC
Instituto Eventos Ambientais renova certificação ao Festival Internacional de Cinema Cristão com o Selo IEVA de Evento Sustentável
 
IEVA INSTITUTO EVENTOS AMBIENTAIS FICC SELO IEVA

Rio de Janeiro, novembro de 2016 - O IEVA - Instituto Eventos Ambientais renovou a certificação do Selo IEVA de Evento Sustentável ao Festival Internacional de Cinema Cristão (FICC). O evento, realizado no Cine Odeon na noite de 15 de novembro, chegou à sua quarta edição - segunda na qual tem o cumprimento aos parâmetros da NBR ISO 20.121 atestado pelo IEVA.

Leia mais
Encontro da Anamma-RJ recebe o Selo IEVA de Evento Sustentável
Representantes de 55 dos 92 municípios do Rio de Janeiro se reuniram em Búzios para discutir políticas ambientais do estado
 
Encontro da Anamma recebe o Selo IEVA de Evento Sustentvel (640x480)A cidade de Búzios, na Região dos Lagos, foi o cenário paradisíaco do 11º Encontro da Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma). Durante os dias 14 e 15 de abril de 2016, representantes de 55 dos 92 municípios do Rio de Janeiro associados à entidade, além de Organizações Não-Governamentais (ONGs) e empresas privadas, abordaram as políticas de meio-ambiente do estado em palestras e painéis de discussões, apontando equívocos e soluções para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos fluminenses.
Leia mais
Economia solidária incentiva interação social
Formato, que vem crescendo ultimamente, é uma nova abordagem às práticas econômicas
 
IEVA INSTITUTO EVENTOS AMBIENTAIS ECONOMIA SOLIDARIA TRANSFORMA ACAORio de Janeiro, novembro de 2016 - A Economia Solidária é uma nova abordagem em relação às técnicas que os seres humanos desenvolvem para ocupar seu espaço na sociedade. De acordo com Francisco Carrera, presidente do Conselho Consultivo do IEVA - Instituto Eventos Ambientais, novas práticas são um contraponto ao atual formato econômico em vigor.
 
Leia mais
Clean Up the World discute mobilização
Estratégia e logística da limpeza de rios, praias e lagoas foi tema de fórum
 
Clean Up the World discute mobilizao (640x480)A 14ª Conferência Clean Up The World teve como tema a “Estratégia e Logística da Limpeza de Praias, Rios e Lagoas no Brasil”. Durante a manhã do dia 16 de maio de 2016, o JW Marriott Hotel Rio de Janeiro, em Copacabana, recebeu professores, empreendedores e ambientalistas, todos em busca de soluções aos problemas atuais.
“Ninguém tem dinheiro para o meio-ambiente. Ninguém quer investir. Ninguém quer apoiar ou patrocinar, então somos nós quem temos que botar a mão na massa para fazer a diferença”, afirmou o presidente do IEVA, Alexandre Gontijo.
Leia mais
Pagamentos por Serviços Ambientais entram na pauta do Brasil
Mudanças na regulamentação tornam serviços mais acessíveis a vários níveis da sociedade
 
IEVA Instituto Eventos Ambientais Francisco Carrera Pagamento por servicos ambientaisRio de Janeiro, outubro de 2016 - O valor da natureza foi um dos principais pontos de discussão durante a Rio+20. Passados quatro anos da conferência realizada no Rio de Janeiro, o professor Francisco Carrera, presidente do Conselho Consultivo do IEVA - Instituto Eventos Ambientais, revela que a ideia do acesso aos serviços ambientais está na pauta de governos e corporações.
 
Leia mais
Campos recebe 4º ECOB, promovido pelo IEVA
Encontro dos Comitês de Bacia Hidrográfica em Campos trouxe novidades ao Rio de Janeiro
 
Campos recebe 4 ECOB promovido pelo IEVA (640x480)Três dias de palestras, discussões e seminários formaram a quarta edição do Encontro dos Comitês de Bacia Hidrográfica do Rio de Janeiro, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.
“O fato de a sociedade brasileira ainda não ver a água como agente estratégico faz com que os tomadores de decisões também implementem políticas que acabam intereferindo sobre a qualidade e quantidade das águas. Então, qualquer ação - mesmo que não seja direta sobre as águas - acaba afetando e impactando as águas”, alertou Ângelo José Rodrigues, da WWF-Brasil.
Leia mais

Mais de 30% do lixo carioca vem do chão
Secretário do Ambiente do Rio de Janeiro ressalta a importância da 14ª Clean Up The World Brasil

IEVA Instituto Eventos Ambientais Andre Correa secretario ambiente governo estado rj Rio de Janeiro, outubro de 2016 - Quase um terço de todo o lixo recolhido pela Comlurb na cidade do Rio de Janeiro vem do chão. O dado foi revelado pelo secretário de Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, André Corrêa, durante sua passagem pela 14ª Clean Up The World Brasil.

Leia mais