PROJETOS

Feira da Providência
O IEVA (Instituto Eventos Ambientais) é parceiro da Feira da Providência desde a 50ª edição, realizada em 2010. Desde então, levamos ações socioambientais inovadoras na feira, entre elas um sistema de reciclagem online e ontime e a venda de produtos feitos com materiais descartadados na própria feira, reciclados pelos alunos do projeto Agentes Ambientais em Ação.
Projeto Limpando o Ambiente
Em parceria com diversas empresas e entidades, o Projeto Limpando o Ambiente cria mutirões para a limpeza dos rios, lagos, lagoas e praias do Rio de Janeiro, combatendo o aquecimento global e preservando o impacto à biodiversidade causado pela presença humana.
 
Rio+20
O IEVA (Instituto Eventos Ambientais) levou 70 ex-catadores de resíduos, que concluíram o curso de Educadores Ambientais, para coordenar e fiscalizar a gestão dos resíduos sólidos da Rio+20, atuando nos sete pontos focais da conferência: Riocentro, Parque dos Atletas, Arena Barra, Píer Mauá, Galpão da Cidadania, MAM e Vivo Rio. Já o Fórum Empresarial Rio+20 reuniu autoridades do governo, diplomatas, parlamentares, prefeitos, representantes de instituições e palestrantes renomados, responsáveis por projetos de grande importância para a economia verde, em palestras onde foram exibidos alguns resultados positivos de atividades geradoras de Green Jobs.

Rio Harley Days
O Rio Harley Days reuniu 45 mil pessoas durante em três dias. O IEVA expôs dois stands, com ações socioambientais desenvolvidas pelos Agentes Ambientais, levando inovação sustentável a um evento cuja expectativa era de stands com produtos para motos, vestuário especializado e sobretudo motocicletas. O percurso dos participantes pelos corredores terminava em um local com cores claras, predominância do verde e exposição de decoração e produtos sustentáveis, sem contar com a presença de crianças, adultos e idosos nas oficinas de reciclagem e artesanato realizadas no local.

Enaex
O IEVA (Instituto Eventos Ambientais) promoveu a gestão socioambiental do 12º e 13º Enaex (Encontro Nacional de Comércio Exterior), realizado no Pier Mauá. Levamos os os Agentes Ambientais em para fazer alertas sobre educação ambiental a público participante e expositores. Em todos os espaços públicos do evento foram afixados cartazes educativos, indicando a correta disposição dos resíduos sólidos. Foram instaladas lixeiras feitas com tubos de pasta de dentes reciclados, com a indicação de separação obrigatória dos resíduos reciclados e não reciclados. Na varanda do Pier Mauá, estava localizado o stand de exposição do IEVA, onde foram exibidos artesanatos confeccionados pelos Agentes Ambientais em Ação e por ex-catadores de lixo, gerando trabalho e renda.

ECOB RJ - Encontro Estadual De Comites de Bacia do Estado do Rio De Janeiro
O Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH) contratou o IEVA (Instituto Eventos Ambientais) para ser o responsável pela realização do Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas (ECOB/RJ) em 2013, 14, 15 e 16. O ECOB/RJ tem o objetivo de fomentar o debate sobre o uso dos recursos hídricos do Estado entre governantes, iniciativa privada, instituições de ensino e sociedade civil.

Agentes Ambientais em Ação
O IEVA (Instituto Eventos Ambientais) promove a capacitação de cidadãos com baixa renda em atividades socioeducativas e inclusivas, como oficinas de artesanato com produtos recicláveis e palestras sobre educação ambiental.

Marcha para Jesus 2015
O evento, que reuniu 600 mil pessoas, recebeu o Selo IEVA de Evento Sustentável. Cooperativas de reciclagem capacitadas por nós promoveram a coleta dos resíduos sólidos que, posteriormente, foram transformados em artesanato, promovendo o estímulo à economia criativa e solidária.

Seminário Estadual de Resíduos Sólidos
No final de novembro de 2009, o IEVA – (Instituto Eventos Ambientais) desenvolveu, em parceria com a Câmara de Comércio Brasil Alemanha, a Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) e Carrera Advogados, o Seminário Estadual de Resíduos Sólidos.

I Simpósio de Legislação e Licenciamento Ambiental
O IEVA – (Instituto Eventos Ambientais) realizou o I Seminário de Legislação e Licenciamento Ambiental, em 2008. A ênfase do evento foi nos aspectos políticos e operacionais do atual sistema de licenciamento ambiental nos níveis federal, estadual e municipal.

I Simpósio Internacional de Fauna EX SITU
O IEVA (Instituto Eventos Ambientais) realizou o I Simposio Internacional Sobre Fauna EX SITU, no Auditório da Universidade Cândido Mendes, no Teatro João Theotônio, em 2009. O evento reuniu autoridades internacionais, como o dr. Obduglio Menghi, representante da Convenção Internacional sobre o Comércio de Espécies Ameaçadas (CITES/ONU), e ainda o responsável pelo programa de reprodução de animais silvestres do Loro Parque Fundacion, de Tenerife, dr. Rafael Zamora. No evento também palestrou a Diretora de Fauna e Biodiversidade do Ibama, Dra. Cosette B. Xavier, que ministrou palestra sobre a política nacional de fauna.

Muda Rio
Cidadãos receberam mudas de plantas nativas da mata atlântica e foram orientados a acompanhar o seu crescimento. Após 180 dias, o proprietário leva a muda para o plantio em uma área degradada da cidade, onde ocorre o registro e cadastramento do local de plantio, para acompanhamento através da internet.

Quem desmata, mata!
O projeto pretende reduzir o desmatamento das florestas brasileiras mediante o clamor público e o exercício de um direito constitucional, até que se possa atingir o equilíbrio e a boa e racional utilização dos recursos naturais e florestais brasileiros. Defendemos, ainda, a prática do manejo florestal sustentado, com o manifesto compromisso de ações de reflorestamento, com condições de promover o equilíbrio natural dos Ecossistemas Florestais.

Ecofestas dos Agentes Ambientais em Ação
O projeto têm como objetivos principais a informação, motivação e sensibilização dos moradores do local sobre a importância da educação ambiental como um instrumento de sensibilização e integração da comunidade.

AÇÕES

ANGRA DOS REIS/RJ
Elaboração de parecer crítico ao Código Ambiental do Município e Consultoria na revisão do Plano Diretor.

BELTERRA/PA
Assessoria à implementação do Plano Diretor – consultoria ao Município na elaboração do Plano de Manejo da Floresta Nacional de Tapajós.

ITAGUAÍ/RJ
Assessoria à Câmara Municipal na área de direito ambiental e urbanístico – acompanhamento das audiências públicas e ações de Implantação do Porto Sudeste da empresa LLX Logística.

RIO DE JANEIRO/RJ
Assessoria à Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais

SÃO JOSÉ DO BARREIRO/SP
Assessoria na área de direito ambiental e urbanístico à presidência da Câmara dos vereadores.

VOLTA REDONDA/RJ
Consultoria e Assessoria Ambiental e urbanística ao município – revisão do sistema municipal de meio ambiente – consultoria na elaboração do Termo de Ajustamento de Conduta do CTR.

MANGARATIBA/RJ
Assessoria à Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente.