O MOVIMENTO GUANABARA VIVA, uma iniciativa apartidária, de iniciativa do IEVA - INSTITUTO EVENTOS AMBIENTAIS, destinado a promover uma ampla ação voltada para iniciativas que promovam ações de despoluição da Baia de Guanabara e em especial a coleta dos resíduos sólidos suspensos nos rios que por ali desaguam.
Os resíduos sólidos suspensos na Baia de Guanabara, constituem uma das maiores máculas em relação ao legado e à imagem que este cartão postal do Rio de Janeiro representa para o Mundo. Os Jogos Olímpicos de 2016 e em especial as regatas que ocorrerão no local, não podem ser prejudicados pela omissão da sociedade carioca e fluminense.
O MOVIMENTO GUANABARA VIVA é composto por membros de toda a sociedade civil, pessoas físicas, setor empresarial, Organizações do Terceiro Setor, veículos de mídia e em especial, aquelas instituições que estejam instaladas nas sub e micro bacias dos rios que desaguam na Baia de Guanabara.
NOSSOS OBJETIVOS
Promover um movimento, COM AÇÃO PRÓ ATIVA, com exibição de ações e resultados, ambos voltados para a despoluição da Baia de Guanabara, e, em especial para a remoção dos resíduos sólidos em suspensão na Baia.
COMO COLABORAR?
Cada instituição, poderá fazer a sua parte, seja realizando atividades próprias, ou contribuindo para o FUNDO MOVIMENTO GUANABARA VIVA, um instrumento transparente, da iniciativa privada, administrado por um Conselho Gestor Transdisciplinar, formado por autoridades, técnicos, e empresários, que terá como principal objetivo, o custeio das ações que serão desenvolvidas. O FUNDO MOVIMENTO GUANABARA VIVA contará com o Ministério Público Estadual e Federal, como fiscais do cumprimento da Lei e de todas as atividades desenvolvidas, que deverão, obrigatoriamente ser destinadas ás ações de despoluição e remoção dos resíduos sólidos suspensos nos Rios da Bacia Hidrográfica da Baia de Guanabara.

RESULTADOS ESPERADOS

O MOVIMENTO GUANABARA VIVA, ainda cadastrará e reunirá em um banco de dados, todas as ações e iniciativas tomadas pelas Instituições envolvidas, cujo tema principal abordará a remoção dos resíduos sólidos suspensos e outras iniciativas destinadas a contribuir para a despoluição da Baia de Guanabara.
Todo o Resultado alcançado e todas as ações e iniciativas serão documentadas e lançadas na Mídia, divulgadas em painéis públicos e na internet, no intuito de se promover a mais ampla e transparente divulgação das atividades e medidas tomadas.
Não há mais tempo para aguardamos a aprovação de fundos públicos e muito menos as decisões que aguardam demandas políticas e institucionais. A idéia principal deste movimento é fazer com que as empresas e instituições do terceiro setor, saiam em campo, para limpar a sua própria casa. Sob pena de um grave comprometimento de um dos maiores e mais importantes eventos da Cidade do Rio de Janeiro, a RIO 2016.
Portanto, contamos com você e Vossa Instituição, como membro participante deste MOVIMENTO, pois acreditamos que certamente vocês também têm algo a fazer e exibir para a salvação de nossa tão estimada BAIA DE GUANABARA.

O MANIFESTO
Há tempos, a Baia de Guanabara vem sendo objeto de intervenções humanas indesejáveis. Lançamento de efluentes, esgotos, resíduos sólidos, metais pesados, poluição por óleo, aterros e chorumes são grandes vilões de um dos mais importantes cenários do Rio de Janeiro. Além da Baia, os rios que integram a sua bacia hidrográfica, também há tempos sofrem com o avançado processo de urbanização de seu entorno. Diante de tudo isto, o Instituto Eventos Ambientais – IEVA, não optou pela criação de mais um abaixo assinado As instituições abaixo assinadas, preocupadas com a possibilidade de destruição de um dos maiores patrimônios ambientais do Estado do Rio de Janeiro e ainda com a direta influência nas atividades olímpicas da RIO 2016, manifestam-se, publicamente, convocando a sociedade civil, e em especial as empresas e instituições que estejam localizadas nas sub e micro bacias dos rios que desaguam na Baia de Guanabara, para que venham desenvolver ações, e iniciativas, no sentido de se promover a Despoluição destas águas, e, em especial, a coleta do resíduo sólido suspenso, que hoje tanto mancham a imagem deste Cartão Postal Internacional. O momento é mais do que oportuno e emergencial. Muitas inciativas, dede o Século XIX, não foram eficazes e o tempo está passando e o Estado do Rio de Janeiro corre o risco de deixar um triste legado em relação à Baia de Guanabara e suas águas outrora translúcidas. Mobilizemo-nos em prol do ambiente ecologicamente equilibrado, para que possamos contribuir de maneira pro ativa e eficaz para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Salve as águas da Baia de Guanabara, que voltem os Golfinhos e que possamos sempre contar com uma GUANABARA VIVA!
Os Resíduos Sólidos Suspensos na Baia de Guanabara, constituem uma das maiores máculas em relação ao legado e à imagem que este cartão postal do Rio de Janeiro representa para o Mundo. Os Jogos Olímpicos de 2016 e em especial as regatas que ocorrerão no local, não podem ser prejudicados pela omissão da sociedade carioca e fluminense.
O MOVIMENTO GUANABARA VIVA é composto por membros de toda a sociedade civil, pessoas físicas, setor empresarial, Organizações do Terceiro Setor, veículos de mídia e em especial, aquelas instituições que estejam instaladas nas sub e micro bacias dos rios que desaguam na Baia de Guanabara.